As escolhas de design que afastam jogadores e por que ainda insistem nelas

Quem joga videogame aprende desde cedo: Nem toda decisão criativa nasce para melhorar a experiência. Em alguns casos, parecem existir apenas para chamar atenção, e acabam virando uma coisa que vai se acumulando conforme outros jogos vão sendo lançados, um copiando do outro como uma grande cascata de merda de decisões ruins de design.

Interfaces mega poluídas e super carregadas, ícones piscando, barras de ferramenta se sobrepondo, alertas disputando espaço com o cenário. A promessa é sempre "personalidade visual", mas o efeito real costuma não ser bem isso. Muitas vezes nos vemos interpretando menus do que explorando mundos fantásticos.

Outro vício que precisa ser mencionado é essa obsessão por realismo. Há jogos que parecem não passar disso. Movimentos excessivamente lentos, animações longas demais, personagens que respondem com atraso, mesmo quando isso compromete o ritmo. O impacto visual existe e nós como jogadores damos valor a isso, mas a diversão muitas fica prejudicada.

A paleta de cores do momento é o cinza-lavado, usado como um selo de maturidade. Cores vibrantes ainda são tratadas por alguns estúdios como algo infantil ou pouco sério. O resultado são cenários graficamente impressionantes, porém genéricos. Você coloca hoje vários jogos lado a lado e eles muitas vezes se confundem entre eles. A identidade visual fica muito diluída.

Excesso deveria ser tratado como ele é, mais filtros, mais partículas, mais efeitos, mais camadas, não necessariamente melhoram a experiência. Nem sempre mais é realmente melhor.

Nós como jogadores criticamos, comentamos e apontamos os mesmos problemas a cada novo lançamento. E talvez a boa notícia sobre esse assunto todo seja justamente essa: o debate não desaparece. Ele volta, se repete e pressiona outros jogos a parar com essas manias.

Separei alguns exemplos do que eu estou falando em todo esse post.

Exemplos:

Interfaces Poluídas


Geralmente em celulares, parece que ou seu jogo é lotado de informações ou não tem nada, nem mapa. Pelo visto não podemos ter um meio termo.

Film Grain


Além do desfoque, ainda colocam um efeito artificial de granulado pra simular um filme gravado em película. Acho bem feio e desnecessário.

Aberração Cromática


Geralmente é a primeira coisa que desativo caso não faça sentido no jogo.

Vinhetas


"Tudo mais sombrio e realista", diria Zack Snyder.

Motion Blur


Tem uns jogos que ficam impossíveis de jogar em placas mais fraquinhas porque o motion blur deixa tudo cagado.

Tela branca no início dos jogos (Olhando pra você, Bandai Namco)


21:00h, tudo escurinho, você abre o Dark Souls e toma uma flash bang na cara. Ainda bem que já entenderam e trocaram a tela de início dos novos jogos e alguns dos antigos.

E você?
Qual decisão estética ou de design faz você querer desligar o jogo na hora?

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